PROGRAMA BORRACHA LEGAL

15/12/2020 - 12:03:34

O Programa Borracha Legal foi criado com o intuito de divulgar boas práticas para a produção de borracha natural de Qualidade.

O conceito de Qualidade usado neste programa vai além de simplesmente a sua faceta técnica incluindo qualidade da sustentabilidade e idoneidade.

.Projeto Boas Práticas Produtivas e Comerciais

Neste sentido o Primeiro Projeto do Programa foi o lançamento do GIBI de boas práticas Borracha Legal em 2017.

As orientações foram elaboradas pelo nosso Comitê Técnico em parceria com nosso Comitê de Produtores e Usinas. Os GIBIS foram distribuídos para todo o setor e já em 2018 foram identificadas sensíveis melhoras com uma redução de contaminantes identificados nos produtos comercializados com as Industrias Pneumáticas.

.Projeto Selo Apabor Usina Borracha Legal 2020
 

Um novo projeto foi criado em 2018 com o foco de desenvolver boas práticas de Compliance entre as Usinas de Beneficiamento de Borracha Natural brasileiras.

Este projeto consiste na elaboração de uma série de premissas Fiscais, Trabalhistas e mesmo Socioambientais que em um primeiro momento foram reafirmadas por auto-declaração pelas empresas participantes do Projeto.

Em um segundo momento, uma empresa de Auditoria terceirizada elabora um diagnóstico de cada membro participante identificando o cumprimento dos requisitos definidos pelo Código de Conduta elaborado pelo Acordo. Uma vez recepcionado o relatório de Diagnóstico pela APABOR a empresa recebe a acreditação do SELO APABOR USINA BORRACHA LEGAL 2020.

Vale ressaltar que este projeto não só esta alinhado com os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável da ONU (objetivo 16.3) de promoção do cumprimento do ordenamento jurídico, como se alinha com o Sustainable Natural Rubber Initiative do IRSG International Rubber Study Group (todas as usinas obrigatoriamente devem fazer a auto-declaração SNR-i para serem aceitas no processo de acreditação).




Veja Também

Redução da Taxa de Importação de Pneus: um tiro no pé!

Esta semana a APABOR foi surpreendida com uma declaração do Governo Federal de que reduziria a taxa de importação dos Pneus de Carga (dos atuais 16% para 0%) com o objetivo de contribuir para a redução dos custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no...

Suspensão atendimento presencial

Prezado associado,

Em atenção ao agravamento da situação da Pandemia em nosso Município e a regressão  de São José do Rio Preto para a fase LARANJA estamos novamente suspendendo o atendimento presencial e  demais atividades em nossa sede a partir desse dia 18.01.2021 e...

Mudanças no ICMS para o Estado de São Paulo

Prezados Associados,

Atenta às recentes modificações na legislação tributária Paulista e seus impactos no setor da Borracha Natural, a Apabor solicitou a sua Consultora Tributária, a AWARD (https://awardbrasil.com.br/pt/) que elaborasse...

BOAS FESTAS

Olá Amigo da Seringueira,

Foi um ano repleto de desafios. 2020 deixará na memória de todos grandes aprendizados. Foram tempos de experiências difíceis mas que certamente colaboraram para o crescimento pessoal e profissional de todos nós agentes do setor.

Foi um ano também de...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato