APABOR ABRE INSCRIÇÕES PARA 2º PRÊMIO PAULO GONÇALVES

26/05/2022 - 10:07:00

Depois de um jejum de 2 anos, a Associação Paulista dos Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR) abre inscrições para a segunda edição de seu PRÊMIO PAULO GONÇALVES – MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO 2022 SOBRE A HEVEICULTURA BRASILEIRA.  

 

O PRÊMIO, que começou em 2019, prestigia um trabalho científico escolhido por banca examinadora para ser apresentado durante a Conferência Internacional IRRDB, promovida pela International Rubber Research and Development Board. Em virtude da pandemia do coronavírus, o instituto não realizou mais conferências desde então e, desta forma, a APABOR também paralisou sua premiação. “Agora, com a realização da edição de 2022 do Congresso, podemos realizar a segunda edição de nosso prêmio e ajudar a estimular, sobretudo, as novas gerações de pesquisadores, que serão parte fundamental do futuro desta cultura no Estado de São Paulo, ajudando a promover cada vez mais competitividade à nossa Cadeia Produtiva, reposicionando-a de forma estratégica no mercado mundial”, explica Diogo Esperante, diretor executivo da APABOR.

Para participar, basta inscrever seu trabalho científico sobre a heveicultura brasileira, cumprindo o regulamento da premiação. O vencedor poderá apresentar seu artigo remotamente durante a edição de 2022 da Conferência, que acontecerá em 23 de junho de 2022, além de receber bolsa integral para o curso IRRDB Fellowship Program, com todas as despesas pagas, que será realizado na Ásia, no final do ano, ainda sem data e local definidos. 

 

ORIGEM DO PRÊMIO

Incentivada pela entrega da Medalha B.C. Sekhar ao Dr. Paulo Gonçalves, durante o 11º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista em 2018, a diretoria da APABOR criou o prêmio que leva o mesmo nome do homenageado, devido à sua grande contribuição para o desenvolvimento da heveicultura brasileira. 

 

Gonçalves, que é o Doutor em genética e melhoramento de plantas e atualmente pesquisador no Instituto Agronômico (IAC) em Campinas, é reconhecido internacionalmente por produzir e contribuir com diversos estudos sobre o setor e melhorar a genética e produção das seringueiras. 

 

A Medalha B.C. Sekhar é maior honraria do mundo acadêmico da Borracha Natural concedida todos os anos pelo IRRDB - aos maiores expoentes internacionais do setor. 

 

OBJETIVO

O objetivo do prêmio – criado pelo Conselho de Produtores da APABOR em 2019 e apresentado durante a Conferência Internacional IRRDB – é promover a tradição científica e humana criada por Gonçalves e motivar jovens pesquisadores a se dedicarem à cultura, atraindo e retendo talentos para o desenvolvimento da tecnologia e da pesquisa na heveicultura nacional. A premiação é aberta a participação de todos os interessados, desde que o trabalho científico cumpra corretamente as normas do regulamento. 

 

INSCRIÇÕES  (NOVAS DATAS)

A inscrição deve ser realizada exclusivamente no e-mail atendimento@apabor.org.br até às 18h do dia 25 de junho de 2022. 

 

O resumo do artigo científico deve ser redigido em inglês, obrigatoriamente, de acordo com modelo publicado no site da APABOR (Modelo do Resumo). O resumo também deverá ser informativo e incluir breve introdução e justificativa, seguidas pelos objetivos do trabalho. Além disso, o texto deverá conter os principais procedimentos adotados, resultados mais relevantes e conclusões, e conter, no mínimo, 1.800 caracteres e, no máximo, 2.500.

 

A avaliação será feita por uma banca examinadora composta por pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC) e será realizada com base na relevância e inovação do trabalho para a comunidade cientifica, atendendo aos seguintes critérios de elegibilidade: 

I. Serem Inovadores e Originais.

II. Serem desenvolvidos no Brasil com a cultura da Seringueira nas seguintes áreas: Agronomia (Agronomy), Melhoramento de Plantas (Plant Breeding), Fitopatologia (Plant Protection), Explotação e Colheita de Látex (Latex Harvesting), Tecnologia do Processamento (Processing Technology) e Sócio Economia (Socio Economy).

 

PREMIAÇÃO

O vencedor do melhor artigo científico sobre a heveicultura brasileira receberá como premiação inscrição para a Conferência Internacional IRRDB 2022, onde apresentará o seu trabalho. 

 

Também receberá certificado de premiação e, no final do ano, terá direito a bolsa integral para o curso IRRDB Fellowship Program, com todas as despesas pagas, a ser realizado na Ásia, no final do ano, com datas e locais a serem definidos. 

5. CRONOGRAMA  (NOVAS DATAS)

AtividadePrevisão
Inscrição dos Trabalhos25 de maio a 25 de junho
Publicação dos resultados15 de julho

 

MAIS INFORMAÇÕES NOS CANAIS DE ATENDIMENTO DA APABOR: 

17) 99623-6381 telefone e whatsapp

apabor@apabor.org.br

atendimento@apabor.org.br

www.apabor.org.br

shorturl.at/demHI




Veja Também

Látex Drops #Episódio 57

Carol Soler no comando do Latex Drops traz até você conteúdo de qualidade  e muita informação sobre o setor da heveicultura.

Acesse e confira! Para qualquer dúvida, acione nossos canais de atendimento:

(17) 99623-6381 telefone e...

PARCERIA INSTITUCIONAL

A APABOR tem a honra de anunciar dois grandes importantes parceiros institucionais do 13º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista!

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto...

ATENÇÃO, ATENÇÃO!

Está acabando o prazo para as inscrições para o 2º Prêmio Paulo Gonçalves de Melhor Artigo Científico 2022 sobre a Heveicultura Brasileira. Elas vão até o dia 25 de junho, às 18h, e devem ser feitas única e exclusivamente por e-mail.

O Prêmio prestigia um artigo escolhido por...

APABOR NA MÍDIA

Hoje é dia de APABOR NA MÍDIA, e a gente te traz o espetacular artigo do nosso diretor executivo Diogo Esperante, na nova edição da Revista Agrofest.

Com o título: "Mercado Internacional da Borracha no Curto Prazo", o artigo fala sobre o movimento e dos contratos futuros de borracha...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato