O nosso diretor executivo, Fernando Guerra, foi entrevistado no programa AGROMAIS, da BAND, para falar sobre como a medida que zera impostos de pneus de carga está impactando negativamente o setor da borracha.
Fernando abordou a situação da estagnação de vendas pelas indústrias pneumáticas por conta de política do Governo Federal que zerou o imposto de importação de vários produtos e, entre eles, os pneus de carga, durante a pandemia.
A medida, que deveria ser temporária - atuando apenas para combater o surto inflacionário da época - permanece ainda em vigor já por 2 anos. Com isso, houve surto de importação de pneus, que saiu de 150 mil pneus/mês (antes da medida) para, atualmente, 475 mil pneus/mês – e esse número continua escalando.
Fernando também falou sobre a audiência com o Ministro Chanceler Carlos Alberto Franco França e sua equipe, no Palácio do Itamaraty, no Ministério de Relações Exteriores em Brasília, onde, junto do presidente da ABRABOR, José Fernando Benesi, defendeu a revogação imediata da medida.
A manutenção desta medida provocou um surto de importação de pneus (e borracha natural) contida a ponto de derrubar a procura por borracha no campo, afetando gravemente o escoamento e preço da safra brasileira, colocando em risco o emprego de brasileiros seringueiros, seringalistas e, também, nas indústrias de pneus.
Assista a entrevista na íntegra pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=fWbJZi_cvQA