PORTARIA PGPM – FIQUE ATENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

00/00/0000 - 00:00:00

A Portaria que operacionaliza o PGPM (Programa de Garantia de Preços Mínimos) da borracha natural, da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), está perto de ser finalmente lançada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento. A política deverá beneficiar mais de 120 mil pessoas que vivem da produção familiar de borracha natural e que estão passando por um período de grande preocupação com a safra, devido ao baixo preço pago pelo coágulo no campo. 

Essa é uma vitória conquistada pela Associação Brasileira dos Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (ABRABOR) e pela APABOR (Associação Paulista dos Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural) que, juntas, desde o ano passado, estão pleiteando a Portaria para dar fôlego ao setor, especialmente nesse momento de ciclo de baixa de demanda e preços. As reuniões das associações com o Governo Federal começaram no ano passado. 

Para ajudar produtores nas questões burocráticas relativas à política, a APABOR fará um trabalho forte de alinhamento de informações com todo o setor a partir da aprovação da Portaria. Queremos que o processo aconteça o mais rápido possível para todos, e de forma acessível. Por isso, elaboramos abaixo um conteúdo para tirar dúvidas em relação ao que fazer assim que a Portaria for publicada. Veja abaixo os principais questionamentos e, caso ainda tenha qualquer dúvida, acione nosso Canal de Atendimento pelo WhatsApp (17) 99623-6381

ATENÇÃO: Apesar de estarmos muito próximos da execução da política, apenas com a publicação da Portaria teremos certeza de sua realização. Por esta razão, apesar de recomendarmos que os produtores já preparem suas documentações, sugerimos que se aguarde a publicação da Portaria para seguir com os cadastros. Atentamos para que o produtor tenha cautela em empregar recursos financeiros para este fim, já que a não realização dos leilões, neste caso, pode lhe causar um prejuízo.

LISTA DE DOCUMETOS NECESSÁRIOS – Confira os documentos que você precisa providenciar para fazer o cadastro e já se prepare. 

• Nome 
• CPF • RG ou CNH (na validade) 
• Senha GOV.BR (nível prata ou ouro) 
• E-mail 
• Conta Bancária (titular da conta) 
• Cartão de CNPJ ou inscrição Estadual (em SP, Cadesp) Obs. Com o CNAE de Cultivo de Seringueira devidamente cadastrado (0139-3/06 Cultivo de seringueira) 
• Certidão de Casamento (caso seja casado(a)) 
• RG da esposa/marido 
• Escritura ou CNIR (Cadastro Nacional de Imóveis Rurais) 
• Número do NIRF Obs. Está no cartão de CNPJ (Caso não conste será necessário o ITR) 
• Ponto Georeferenciado da Propriedade (para elaboração de croqui de acesso e polígono da área de plantio - apontamento feito direto na plataforma de cadastro). Obs.: (Enviar a localização da Propriedade no Google Earth. • Endereço da propriedade, e comprovante de correspondência; área total do imóvel e área em produção do seringal em hectares, produtividade anual da propriedade em Kg de coágulo.

PRINCIPAIS DÚVIDAS: 


1-QUAL O ATUAL STATUS DA PORTARIA?
A Portaria está em vias de ser lançada a qualquer momento! 
No dia 02 de maio a ABRABOR esteve em uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária que recebeu o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e, novamente, reforçou a atual situação da heveicultura brasileira e da cadeia produtiva da borracha no Brasil. O ministro se mostrou ciente das necessidades mais que urgentes dos produtores e reafirmou o seu empenho em favor do acionamento da Política de Garantia de Preços Mínimos. Confirmou que está tudo pronto, apenas dependendo agora da criação de um vínculo do MAPA com o MDA e a CONAB para transferência dos recursos. Nós seguimos firmemente monitorando o trâmite de perto, diariamente. 

2-O QUE ACONTECE QUANDO FOR PUBLICADA A PORTARIA? 
Uma vez publicada a Portaria, é provável que em até 7 dias seja publicado o Aviso de Leilão com a data para realização do mesmo, possivelmente em até 10 dias – e estamos esperançosos de que o leilão aconteça ainda em meados desse mês de maio. 

3-QUE BORRACHA ENTRARÁ NO LEILÃO? 
Entrará no Leilão a borracha os volumes faturados no período de 35 dias após a realização do Leilão. Tudo o que for faturado antes do primeiro Leilão, estará automaticamente fora.

4-QUAL O PRÓXIMO PASSO QUE PRECISO FAZER? 
Não recomendamos ao produtor fazer nada que incorra em custos nesse momento. Isso porque, por mais que tenhamos o compromisso já expresso de todos os Ministérios envolvidos com a Política, existe ainda mesmo que pequeno, o risco de atrasos ou mesmo de não realização dos leilões. A certeza absoluta só teremos após a publicação da PORTARIA. Assim, o passo mais importante agora é deixar toda a sua documentação pronta. Isso já dará agilidade no processo de cadastro quando a Portaria for lançada. 
Os documentos necessários são: documentos pessoais, como: RG, CPF (com até 10 anos de expedição), Cartão de CNPJ Documentos relativos à Propriedade, como Matrícula, Contrato de Parceria (quando for o caso), Número NIRF e dados de produção e pontos georreferenciados da área. Para mais detalhes acesse nossa postagem no site da APABOR. 

5-NÃO SEI FAZER OS CADASTROS. NÃO TENHO CORRETORA. E AGORA? 
Não se preocupe! A APABOR vai indicar Escritórios de Contabilidade que atenderão seus associados a custo ZERO, bem como uma corretora conveniada para te ajudar nesse processo! Estaremos ao seu lado o tempo todo! Fique ligado em nossas redes sociais para mais atualizações!




Veja Também

Passo a Passo para Cadastros Leilão PGPM 2023

 Atenção!!! VÍDEO IMPORTANTE A SEGUIR!




Ainda não foi publicada a data para o Leilão da PGPM. Mas, é importante, de qualquer forma, deixar prontos OS CADASTROS para...

Fechamento GEB-10 SP 15d Mercado JUN JUL 2023

Olá amigo da Seringueira, 

Semana de fechamento do GEB 10 com queda enquanto setor segue agonizando e desamparado.

Na semana o FECHAMENTO GEB-10 JUN/JUL para a referência GEB-10 SP, 15d: foi de R$7,65 queda de -4,6% frente os atuais R$8,02 que foram válidos agora para...

CONQUISTA DA APABOR - LANÇAMENTO DA POLÍTICA DE PREÇO MÍNIMO DA CONAB PGPM

 A BOA NOTÍCIA CHEGOU!

Após meses de negociação, finalmente a PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA/MAPA/MF/MPO Nº 2, DE 18 DE MAIO DE 2023, que operacionaliza o PGPM (Programa de Garantia de Preços Mínimos) da borracha natural, da CONAB, foi lançada pelo Ministério...

APABOR ABRE INSCRIÇÕES PARA 3º PRÊMIO PAULO GONÇALVES, UM DOS MAIORES DO SETOR DA BORRACHA

A Associação Paulista dos Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR) abriu na última segunda-feira, 15 de maio, as inscrições para a terceira edição de seu PRÊMIO PAULO GONÇALVES DOS MELHORES ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE A...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato