Agora é a hora de contratar seu Seguro Florestal!

20/04/2021 - 17:16:00

Agora é a hora de contratar seu Seguro Florestal!

Catástrofes climáticas podem ocasionar perdas em muitas propriedades. Desta forma, a contratação de um seguro agrícola torna-se um recurso altamente relevante. Nosso site preparou um tira-dúvidas com o corretor de seguros da Empresa Ncred, especializado no Ramo de Florestas de Seringueira, Heitor de Melo Moreira. Confira:

Por que o produtor de borracha natural de São Paulo deve procurar um Seguro Floresta agora? 
O Governo incentiva a contração do Seguro pagando a maior parte do valor da apólice, mas é um saldo esgotável tendo maiores chances aquele que entrar na fila antecipadamente.

Quais são os valores de subsídio concedidos pelo Governo?
O Governo Federal banca 40% do valor do seguro (limitado a 24.000) e o Governo Estadual SP banca 32,5% do valor do seguro (limitado a 15.000).

Na contratação do Seguro é prometida a certeza do empenho desse benefício do Governo? O que é necessário para ser contemplado com esse Subsídio? Quando ficamos sabendo se deu tudo certo?
Não é prometida, por 2 motivos: o primeiro já mencionado é que se trata de um saldo esgotável por ordem de contratação, sendo iniciado no começo de março; e o segundo é que os governantes podem não disponibilizar o saldo divulgado ou direcionarem essa verba para outra área do Estado. Já fazemos esse seguro desde 2013 e, para apólices contratadas até o mês de junho, sempre foi possível o Empenho das Subvenções, mas com um valor de Subsídio Paulista menor e incertezas quanto à pandemia. Para aumentar a chance se faz necessária a contratação imediata. O produtor deve estar adimplente com o Estado e União e não ter nenhum outro Subsídio conflitante para a mesma área. No final do ano o Produtor terá a resposta definitiva se foi contemplado com o Subsídio, pois podem ocorrer outras remessas complementares para atenderem o maior número de produtores possíveis.

Quais coberturas terei nesse seguro e qual o valor de cobertura?
A cobertura básica cobre Incêndio + Raio e é possível contratar mais três adicionais: Ventos Fortes, Fenômenos Meteorológicos (Chuva Excessiva, Geada, Granizo e Tromba D´água) e Queda de Aeronave. O valor de cobertura depende do ano de Plantio, mas para Florestas plantadas em 2012 para trás o valor coberto por hectare é o mesmo (R$ 20.980,50).

Quais dados são necessários para uma simulação sem compromisso? É demorado o retorno dessa cotação?
Nome, CPF/CNPJ, telefone, e-mail, nome propriedade, município da Propriedade e tamanho da área plantada em cada ano. Passamos a cotação no mesmo dia para Florestas de até 142 hectares, sendo maior se faz necessário o preenchimento de um questionário para envio para Matriz da Seguradora e o retorno se dá em 7 dias.

Ocorreram algumas melhorias nesse seguro nos últimos anos? Esse seguro é melhor do que no Banco?
Sim, para quem fez alguma simulação anteriormente notará o aumento no valor de cobertura por hectare, na redução da franquia pela metade e no aumento no prazo de pagamento (5X), além do aumento no percentual de Subsídio. Sim, a cobertura por hectare é menor e a franquia é mais alta.




Veja Também

Boletim Informativo da Apabor chegou com novidades

Vocês já devem ter reparado que todo o visual da comunicação da APABOR está diferente. Quando entrou 2021, um dos planejamentos primeiros, dentre todas as outras ações tão importantes quanto, era investir cada vez mais numa comunicação mais profissionalizada, que pudesse chegar a todos...

Apabor Lateks Drops Episódio #11

Sabadão chegou e dá só uma olhada nas notícias que o nosso diretor executivo Diogo Esperante trouxe para você! 
Para acessar o webinar, clique no link:

ABRABOR E APABOR COMEMORAM NORMAS TÉCNICAS PARA PRODUÇÃO INTEGRADA

Entram em vigor no próximo dia 1º de junho, as normas técnicas para a produção integrada da borracha natural, publicadas na Instrução Normativa nº6, de 26 de abril de 2021. Esta é uma excelente notícia para o nosso setor, uma vez que a produção integrada permite maior competitividade...

Atenção heveicultor!

Na próxima quinta-feira, 06/05, às18h30, as empresas SciCrop e Planthec realizam um webinar sobre os impactos das mudanças climáticas nos seringais do Brasil. O CEO da SciCrop, José Damico, trazer alguns insights de como como a análise de dados climáticos pode fazer a diferença na...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato