ABRABOR E APABOR COMEMORAM NORMAS TÉCNICAS PARA PRODUÇÃO INTEGRADA

07/05/2021 - 14:16:00



Entram em vigor no próximo dia 1º de junho, as normas técnicas para a produção integrada da borracha natural, publicadas na Instrução Normativa nº 6, de 26 de abril de 2021. Esta é uma excelente notícia para o nosso setor, uma vez que a produção integrada permite maior competitividade internacional ao produtor de borracha natural. 

Fernando Guerra, diretor de Comunicação da APABOR e diretor executivo da ABRABOR, teve atuação fundamental na implementação da normativa. “Meu papel foi captar a demanda do mercado e avaliar os ganhos junto com os produtores. Feito isto buscamos dentre as certificações disponíveis no mercado aquela que melhor atendesse o nosso setor. Chegamos, assim, na Produção Integrada do Ministério da Agricultura”, destaca. 

A Produção Integrada é baseada em boas práticas agrícolas que respeitem a técnica agronômica e o cumprimento da legislação vigente, visando obtenção de uma produção mais eficiente gerando ganhos de competitividade, qualidade e sustentabilidade. A PI começou no Brasil em 2001 com o Marco Legal da Produção Integrada de Frutas (PIF). Atualmente, vale para todas as cadeias do agronegócio. Segundo Guerra, esse sistema favorece o uso de recursos naturais e a otimização dos insumos, garantindo uma produção agrícola sustentável, economicamente viável e socialmente justa, além de permitir a rastreabilidade do produto. “Não basta dizer que a heveicultura brasileira é diferente, precisamos praticar, registrar e certificar. A Produção Integrada é um processo oficial do governo brasileiro, auditado por terceira parte certificada pelo INMETRO o que garante a lisura do processo e certifica este produto para o consumidor que por sua vez poderá buscar uma mais valia para o produto final e, consequentemente, gerar recursos para irrigar a cadeia produtiva”, explica Guerra.

Segundo o diretor executivo da APABOR, Diogo Esperante: "além de uma urgência para a humanidade a demanda por sustentabilidade é uma tendência crescente na cadeia produtiva da borracha natural. Dentre nossos principais clientes, a indústria pneumática deu nos últimos anos claros sinais de que tem, em seus planos estratégicos, a sustentabilidade de suas matérias primas como prioridade. É uma ferramenta que, certamente, colabora para a rastreabilidade e qualificação do produto brasileiro que já é reconhecido mundialmente por sua alta qualidade técnica e que agora poderá ser também referência no quesito ambiental e social”.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Governo do Brasil www.gov.br 

 




Veja Também

Próximos Passos PGPM: Informações e Esclarecimentos

Olá amigo da seringueira,

Estamos passando por aqui para passar algumas informações e esclarecermos algumas das dúvidas que estamos recebendo aop longo desta semana.

No dia 27.06 tivemos o leilão e podemos dizer que foi um sucesso com quase R$27 milhões negociados que se...

CONFIRMADOS NOVOS PREÇOS LEILÃO 27.06

BOA NOTÍCIA! 

Foram publicados pela CONAB os novos preços que serão válidos para o Leilão da próxima terça-feira, 27 de junho. 

Detalhe importante: São Paulo foi confirmado com o valor de R$ 2,15. Outros Estados também tiveram seus preços atualizados, veja tabela...

Comunicado Novos Preços será publicado ainda no dia de HOJE (23.06)

Olá amigo da seringueira

A CONAB ainda não publicou o comunicado com os novos preços que vão valer para o leilão desta terça feira.

https://www.youtube.com/shorts/5qR_x1lSkWY

Informação desta manhã é que a...

Orientações Leilão 27.06

Os preços  opreços válidos para o leilão do próximo dia 27.06 serão publicados amanhã (qunita feira 22.06) e nós traremos a confirmação aqui para vocês. Porém, já recebemos informação de que os preços foram levantados em São Paulo e já não estão mais ocm aquela...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato