SJRP RECEBE SECRETÁRIO DE ESTADO PARA ASSINATURA DE RESOLUÇÃO DE MUDAS NÃO COMERCIAIS

10/12/2021 - 14:24:16

A diretoria da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR) estará presente, no próximo domingo (12/12), no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, para assinatura da Resolução de Produção de Mudas de Seringueira Não Comerciais  
Essa normativa é direcionada à produção de mudas não comerciais, prática comum e muito importante, especialmente pelo fato de que a produção de mudas, desde 2005, vem sofrendo uma série de problemas estruturais e se encontra hoje desarticulada no Estado. “Até que se reestruturem os viveiros comerciais e a produção de mudas, toda alternativa de produção é muito bem-vinda”, explica o diretor executivo da APABOR, Diogo Esperante. 
A produção não comercial como alternativa para plantio traz facilidades ao produtor. Uma delas é relacionada ao transporte. “Como ele está plantando a muda com sua própria terra, não precisará transportá-la. Isso cria, então, algumas facilidades, sobretudo ligadas à questão fitossanitária – já que, como esse produtor não movimentará a muda, não haverá risco de disseminação de nematoides, por exemplo”, destaca Diogo. 
Mas para isso o Produtor precisa ter segurança jurídica. “Sem a normativa, ele fica numa situação insegura, já que pode vir a ser enquadrado de forma equivocada como um viveiro comercial. Agora, a assinatura da normativa vai trazer não somente a segurança genética e fitossanitária, mas, também, a segurança jurídica de que o produtor não será enquadrado em exigências exclusivas de viveiros comerciais”, explica o diretor executivo da APABOR.  
Essa é mais uma vitória do nosso Secretário Itamar Borges em nome da Heveicultura. A APABOR apoia esta iniciativa e segue trabalhando por melhorias para todo o setor da heveicultura paulista.




Veja Também

ENTREVISTA SECRETÁRIO PEDRO PEZZUTTO - ASSINATURA DA RESOLUÇÃO DE MUDAS NÃO COMERCIAIS

O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzutto, explica como esta nova resolução vem complementar a anterior, de produção de mudas comerciais. Confira!

ENTREVISTA PREFEITO EDINHO ARAÚJO - ASSINATURA DA RESOLUÇÃO DE MUDAS NÃO COMERCIAIS

O prefeito Edinho Araújo também recebeu nossa equipe para falar sobre esta resolução tão importante para o setor da heveicultura paulista!

ENTREVISTA ANDRE SEIXAS - ASSINATURA DA RESOLUÇÃO DE MUDAS NÃO COMERCIAIS

André Seixas, produtor rural e diretor de Agronegócio da Acirp, falou sobre a segurança jurídica que a nova resolução trará ao setor.

ENTREVISTA GILSON PINHEIRO - ASSINATURA DA RESOLUÇÃO DE MUDAS NÃO COMERCIAIS

O engenheiro agrônomo e diretor técnico da APABOR, Gilson Pinheiro, concedeu entrevista à nossa equipe para falar sobre a importância da resolução de mudas não comerciais. Confira!

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato