APABOR ANUNCIA VENCEDOR DO PRÊMIO PAULO GONÇALVES DE MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO

08/07/2022 - 09:20:27

Depois de um jejum de 2 anos, a APABOR finalmente tem a honra de anunciar o vencedor de seu II PRÊMIO PAULO GONÇALVES – MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO 2022 SOBRE A HEVEICULTURA BRASILEIRA, uma das maiores premiações nacionais do setor. 
André Lazarin Gallina, Professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Campus Cedeteg, de Guarapuava (PR) foi o grande vencedor desta segunda edição, com artigo científico intitulado: “Biodiesel production from Hevea Brasiliensis seed oil” (Produção de biodiesel a partir de óleo de sementes Hevea Brasiliensis).
O autor do melhor artigo científico apresentará seu trabalho durante Conferência Internacional IRRDB e Felowship Traning Program, promovidos pela International Rubber Research and Development Board, que serão realizados nos dias 4 a 7 de outubro e 7 a 14 de outubro de 2022, respectivamente, com todas as despesas pagas pela APABOR, além de também participar do 13º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista, promovido pela APABOR, nos dias 24 e 25 de novembro de 2022. 
Criado pelo Conselho de Produtores da APABOR em 2019 e apresentado durante a Conferência Internacional IRRDB, o Prêmio promove a tradição científica e humana criada por Gonçalves e motiva jovens pesquisadores a se dedicarem à cultura, atraindo e retendo talentos para o desenvolvimento da tecnologia e da pesquisa na heveicultura nacional. A premiação foi aberta a participação de todos os interessados, desde que o trabalho científico cumprisse corretamente as normas do regulamento. As inscrições puderam ser feitas até o dia 25 de junho, exclusivamente por e-mail. 
A avaliação dos trabalhos foi realizada por uma banca examinadora coordenada pelo pesquisador Erivaldo Scaloppi, do Instituto Agronômico (IAC), e teve base na relevância e inovação do trabalho para a comunidade cientifica, atendendo aos seguintes critérios de elegibilidade: serem inovadores e originais e serem desenvolvidos no Brasil com a cultura da Seringueira nas áreas de Agronomia, Melhoramento de Plantas, Fitopatologia, Explotação e Colheita de Látex, Tecnologia do Processamento e Socio economia.
O resumo do artigo científico vencedor está disponível no site da APABOR: www.apabor.org.br. Em breve, disponibilizaremos o trabalho na íntegra.  

SOBRE O PRÊMIO
O PRÊMIO, que começou em 2019, prestigia um trabalho científico escolhido por banca examinadora para ser apresentado durante a Conferência Internacional IRRDB, promovida pela International Rubber Research and Development Board. Em virtude da pandemia do coronavírus, o instituto não realizou mais conferências desde então e, desta forma, a APABOR também paralisou sua premiação. “Agora, com a realização da edição de 2022 do Congresso, pudemos realizar a segunda edição de nosso prêmio e ajudar a estimular, sobretudo, as novas gerações de pesquisadores, que serão parte fundamental do futuro desta cultura, ajudando a promover cada vez mais competitividade à nossa Cadeia Produtiva, reposicionando-a de forma estratégica no mercado mundial”, explica Diogo Esperante, diretor executivo da APABOR.
Para participar, os interessados puderam inscrever seu trabalho científico sobre a heveicultura brasileira, cumprindo o regulamento da premiação publicado no site da APABOR.

ORIGEM DO PRÊMIO
Incentivada pela entrega da Medalha B.C. Sekhar ao Dr. Paulo Gonçalves, durante o 11º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista em 2018, a diretoria da APABOR criou o prêmio que leva o mesmo nome do homenageado, devido à sua grande contribuição para o desenvolvimento da heveicultura brasileira. 
Gonçalves, que é o Doutor em genética e melhoramento de plantas e atualmente pesquisador no Instituto Agronômico (IAC) em Campinas, é reconhecido internacionalmente por produzir e contribuir com diversos estudos sobre o setor e melhorar a genética e produção das seringueiras. 
A Medalha B.C. Sekhar é maior honraria do mundo acadêmico da Borracha Natural concedida todos os anos pelo IRRDB - aos maiores expoentes internacionais do setor.




Veja Também

Próximos Passos PGPM: Informações e Esclarecimentos

Olá amigo da seringueira,

Estamos passando por aqui para passar algumas informações e esclarecermos algumas das dúvidas que estamos recebendo aop longo desta semana.

No dia 27.06 tivemos o leilão e podemos dizer que foi um sucesso com quase R$27 milhões negociados que se...

CONFIRMADOS NOVOS PREÇOS LEILÃO 27.06

BOA NOTÍCIA! 

Foram publicados pela CONAB os novos preços que serão válidos para o Leilão da próxima terça-feira, 27 de junho. 

Detalhe importante: São Paulo foi confirmado com o valor de R$ 2,15. Outros Estados também tiveram seus preços atualizados, veja tabela...

Comunicado Novos Preços será publicado ainda no dia de HOJE (23.06)

Olá amigo da seringueira

A CONAB ainda não publicou o comunicado com os novos preços que vão valer para o leilão desta terça feira.

https://www.youtube.com/shorts/5qR_x1lSkWY

Informação desta manhã é que a...

Orientações Leilão 27.06

Os preços  opreços válidos para o leilão do próximo dia 27.06 serão publicados amanhã (qunita feira 22.06) e nós traremos a confirmação aqui para vocês. Porém, já recebemos informação de que os preços foram levantados em São Paulo e já não estão mais ocm aquela...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato