APABOR ANUNCIA VENCEDOR DO PRÊMIO PAULO GONÇALVES DE MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO

08/07/2022 - 09:20:27

Depois de um jejum de 2 anos, a APABOR finalmente tem a honra de anunciar o vencedor de seu II PRÊMIO PAULO GONÇALVES – MELHOR ARTIGO CIENTÍFICO 2022 SOBRE A HEVEICULTURA BRASILEIRA, uma das maiores premiações nacionais do setor. 
André Lazarin Gallina, Professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Campus Cedeteg, de Guarapuava (PR) foi o grande vencedor desta segunda edição, com artigo científico intitulado: “Biodiesel production from Hevea Brasiliensis seed oil” (Produção de biodiesel a partir de óleo de sementes Hevea Brasiliensis).
O autor do melhor artigo científico apresentará seu trabalho durante Conferência Internacional IRRDB e Felowship Traning Program, promovidos pela International Rubber Research and Development Board, que serão realizados nos dias 4 a 7 de outubro e 7 a 14 de outubro de 2022, respectivamente, com todas as despesas pagas pela APABOR, além de também participar do 13º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista, promovido pela APABOR, nos dias 24 e 25 de novembro de 2022. 
Criado pelo Conselho de Produtores da APABOR em 2019 e apresentado durante a Conferência Internacional IRRDB, o Prêmio promove a tradição científica e humana criada por Gonçalves e motiva jovens pesquisadores a se dedicarem à cultura, atraindo e retendo talentos para o desenvolvimento da tecnologia e da pesquisa na heveicultura nacional. A premiação foi aberta a participação de todos os interessados, desde que o trabalho científico cumprisse corretamente as normas do regulamento. As inscrições puderam ser feitas até o dia 25 de junho, exclusivamente por e-mail. 
A avaliação dos trabalhos foi realizada por uma banca examinadora coordenada pelo pesquisador Erivaldo Scaloppi, do Instituto Agronômico (IAC), e teve base na relevância e inovação do trabalho para a comunidade cientifica, atendendo aos seguintes critérios de elegibilidade: serem inovadores e originais e serem desenvolvidos no Brasil com a cultura da Seringueira nas áreas de Agronomia, Melhoramento de Plantas, Fitopatologia, Explotação e Colheita de Látex, Tecnologia do Processamento e Socio economia.
O resumo do artigo científico vencedor está disponível no site da APABOR: www.apabor.org.br. Em breve, disponibilizaremos o trabalho na íntegra.  

SOBRE O PRÊMIO
O PRÊMIO, que começou em 2019, prestigia um trabalho científico escolhido por banca examinadora para ser apresentado durante a Conferência Internacional IRRDB, promovida pela International Rubber Research and Development Board. Em virtude da pandemia do coronavírus, o instituto não realizou mais conferências desde então e, desta forma, a APABOR também paralisou sua premiação. “Agora, com a realização da edição de 2022 do Congresso, pudemos realizar a segunda edição de nosso prêmio e ajudar a estimular, sobretudo, as novas gerações de pesquisadores, que serão parte fundamental do futuro desta cultura, ajudando a promover cada vez mais competitividade à nossa Cadeia Produtiva, reposicionando-a de forma estratégica no mercado mundial”, explica Diogo Esperante, diretor executivo da APABOR.
Para participar, os interessados puderam inscrever seu trabalho científico sobre a heveicultura brasileira, cumprindo o regulamento da premiação publicado no site da APABOR.

ORIGEM DO PRÊMIO
Incentivada pela entrega da Medalha B.C. Sekhar ao Dr. Paulo Gonçalves, durante o 11º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista em 2018, a diretoria da APABOR criou o prêmio que leva o mesmo nome do homenageado, devido à sua grande contribuição para o desenvolvimento da heveicultura brasileira. 
Gonçalves, que é o Doutor em genética e melhoramento de plantas e atualmente pesquisador no Instituto Agronômico (IAC) em Campinas, é reconhecido internacionalmente por produzir e contribuir com diversos estudos sobre o setor e melhorar a genética e produção das seringueiras. 
A Medalha B.C. Sekhar é maior honraria do mundo acadêmico da Borracha Natural concedida todos os anos pelo IRRDB - aos maiores expoentes internacionais do setor.




Veja Também

APABOR NA MÍDIA

Hoje foi publicado no Jornal Diário da Região reportagem da jornalista Cristina Cais que abordou pesquisa divulgada da Acirp, realizada pelo Centro de Estudos Econômicos da entidade, com dados da Embrapa, que avaliou os produtos agrícolas que mais se destacaram nos últimos 10 anos em 29...

Latex Drops #Episódio 60

Latex Drops - 5 de AGOSTO

Sabadou com a edição do nosso Latex Drops de número 60!

Assista com a gente! Aproveite e já curta e compartilhe com seus contatos!!!

E, não esqueça: dúvidas, é só chamar aqui!!!

13º Ciclo de Palestras da APABOR está bombando!

Já se programou para participar do maior evento do setor de borracha natural do país? Será nos dias 24 e 25 de novembro, no Teatro Paulo Moura, em São José do Rio Preto.

Não vai perder, hein!!!

Em breve, inscrições abertas. Aguarde!

CARROS ELÉTRICOS: PNEU DO FUTURO AINDA TERÁ BORRACHA NATURAL NA SUA COMPOSIÇÃO

Os carros elétricos já estão passeando por várias cidades do mundo. Para aqueles que estão no volante, a experiência de dirigir um carro elétrico é igual aos antigos à combustão, ou até melhor. Mas, a verdade é que eles são completamente diferentes para a indústria...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato