International Rubber Conference 2023

03/03/2023 - 08:53:17

Este ano, a Conferência Internacional da Borracha teve como tema as Mudanças Climáticas.


Durante a abertura, o secretário geral do IRRDB, Dr. Abdul Aziz, fez um discurso duro contra o atual movimento de Organizações Não Governamentais e Indústrias Pneumáticas em torno da sustentabilidade: “agem como se nós, entidades tradicionais e demais agências governamentais, não existíssemos.” Concluiu seu discurso dizendo: “se o mundo diz ‘plante uma árvore’, nós dizemos ‘plante uma seringueira’! Essa é a melhor planta para sequestro de carbono, considerando que ainda produz desenvolvimento social para as populações que vivem em seu entorno”.


Durante o painel sobre mudanças climáticas e mercado de carbono, conduzido pelo Dr. James Jacob (ex-diretor do IRII), Dr. Eric Gohet (CIRAD) apresentou projeções de como as mudanças climáticas afetarão a produção de borracha natural. “A maior parte dos países sofrerá grandes mudanças em seus mapas agroclimáticos de aptidão para o cultivo da borracha natural”. 

Durante sua apresentação no segundo dia, Dr. James Jacob mostrou como a limitação dos preços da borracha natural e o aumento dos custos de produção estão reduzindo a produção de borracha natural em países tradicionais como Índia e Malásia, e apontou que o mercado de carbono pode ser uma saída para agregação de valor e recuperação da competitividade nessas  regiões.

Uma das apresentações mais esperadas do evento, Mr Dar Wong, conhecido com Mr.Sunshine abriu sua fala com um aviso: “2023 será ainda um ano nebuloso para o preço da borracha. O sol deve brilhar novamente somente em 2024”.

Para consubstanciar sua análise, Dar Wong, apresentou uma análise macroeconômica do mercado internacional da borracha baseada nos movimentos das Taxas de Juros Norte Americanas desde o período da Presidência de Barak Obama, quando a taxa esteve quase em 0%, passando pelas administrações de Donal Trump, quando fortes altas das taxas de juros afetaram duramente os mercados de commodities e, finalmente, chegando aos dias atuais, quando as expectativas continuam pessimistas, sobretudo porque as perspectivas sobre os juros norte-americanos seguem de alta, o que tira o capital especulativo das bolsas de commodities.

Os motivos que levam Wong a apostar nesta perspectiva de alta para os juros estão relacionados aos sinais que apontam para uma recessão econômica mundial para o ano de 2023.

“Para quem sobreviveu os últimos dias anos de pandemia, sobreviver a 2023 é possível para, então, chegarmos em 2024 quando o mercado da borracha se recuperará e, especialmente em 2025, quando ele passará a atingir seu pico.”

A seguir, Dr. James Jacob, ex-diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento para Borracha Natural da Índia, fez uma apresentação magistral analisando as limitações causadas pelas recentes quedas nos preços da borracha natural na sustentabilidade econômica do Setor Produtivo e possíveis soluções para vencer esse desafio. Jacob afirmou que, senão por estratégias de adição de valor, não encontraremos soluções para dar estabilidade aos produtores.

“Preços estarão sempre variando, custo de produção tende sempre a subir, a única forma de fechar a conta é pela adição de valor, em especial com foco na evolução técnico produtiva e na sustentabilidade”.

Sobre o tema da Sustentabilidade, James, que é autor do Livro “O Protocolo de Kyoto e a Produção e Borracha Natural”, reforçou que os mecanismos de pagamento por serviços socioambientais podem ser uma alternativa para fazer com que a borracha natural capture e rentabilize o valor da sustentabilidade. “A indústria da borracha sintética tem um déficit de carbono, nós temos um superávit. (...) De um lado, temos pouco mais de 200 empresas produzindo borracha sintética e gerando boa parte do carbono na cadeia, do outro, mais de 10 milhões de pessoas sequestrando este carbono. Chegou a hora de cobrar de quem polui e premiar quem despolui o ar.”

Conclusão.

Finalmente, no Painel de Conclusão do evento, James Jacob e Dar Wong discutiram mais a fundo as possibilidades de adição de valor como alternativas para vencer os tempos de preços baixos. “Tentar influenciar os preços é uma estratégia que nunca funcionou”, declarou Dar Wong, referindo-se as tentativas frustradas nos últimos anos da IRCo (conhecida como OPEP da borracha) de reduzir importações e realizar compras para estocagem. 

“No final das contas, a única coisa capaz de aplacar o impacto das fases de preços baixos, é a adição de valor”. Concluindo, Dr. James Jacob afirmou: “a principal vantagem estratégica, hoje, da borracha natural, é a sustentabilidade e o sequestro de carbono. É preciso rentabilizar essa oportunidade”.

 




Veja Também

Próximos Passos PGPM: Informações e Esclarecimentos

Olá amigo da seringueira,

Estamos passando por aqui para passar algumas informações e esclarecermos algumas das dúvidas que estamos recebendo aop longo desta semana.

No dia 27.06 tivemos o leilão e podemos dizer que foi um sucesso com quase R$27 milhões negociados que se...

CONFIRMADOS NOVOS PREÇOS LEILÃO 27.06

BOA NOTÍCIA! 

Foram publicados pela CONAB os novos preços que serão válidos para o Leilão da próxima terça-feira, 27 de junho. 

Detalhe importante: São Paulo foi confirmado com o valor de R$ 2,15. Outros Estados também tiveram seus preços atualizados, veja tabela...

Comunicado Novos Preços será publicado ainda no dia de HOJE (23.06)

Olá amigo da seringueira

A CONAB ainda não publicou o comunicado com os novos preços que vão valer para o leilão desta terça feira.

https://www.youtube.com/shorts/5qR_x1lSkWY

Informação desta manhã é que a...

Orientações Leilão 27.06

Os preços  opreços válidos para o leilão do próximo dia 27.06 serão publicados amanhã (qunita feira 22.06) e nós traremos a confirmação aqui para vocês. Porém, já recebemos informação de que os preços foram levantados em São Paulo e já não estão mais ocm aquela...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato