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Medida chega em boa hora para evitar a piora da demanda por borracha, que segue em baixa, impedindo o fechamento anunciado de importantes industrias pneumáticas
Notícia veiculada hoje (21/03) no Diário Oficial confirma que a CAMEX, em sua última reunião na quinta-feira passada, voltou a onerar a importação dos pneus de cargas, medida que, desde 2021, vinha tirando a competitividade da indústria local.
Este fator foi decisivo para a queda intensa da demanda por borracha natural nacional que ocorreu desde o final do ano passado e que atinge seu pico agora no mês de março de 2023. "A medida é muito importante, pois vai impedir, no curto prazo, que uma situação ruim fique pior. O efeito esperado no longo prazo é que a indústria nacional recupere a fatia de mercado que perdeu para o produto importado e a demanda se recupere", explica Diogo Esperante, diretor executivo da APABOR.
Próximo passo para a entidade será a PGPM para garantir renda no campo, enquanto aguardamos que as demais medidas surtam os efeitos e possamos retomar o fluxo normal de comercialização na cadeia produtiva. "Para a próxima semana, já conseguimos uma reunião com a esquipe técnica do MDA, que é quem lidera a CONAB agora. Na sequência, teremos uma audiência com o Ministro, com foco em destravar a execução desta política, que já teve sua portaria assinada desde dezembro", conclui Esperante.
Para trazer mais clareza sobre o atual cenário, a APABOR vai lançar esta semana um Boletim Especial de Mercado com tendências e estatísticas que esclarecem a importância e, por fim, informam sobre o status de cada uma das ações que vem tomando.
CONFIRA VÍDEO ESPECIAL DE DIOGO ESPERANTE EXPLICANDO PORQUÊ A TAXAÇÃO DOS PNEUS DE CARGA É UMA VITÓRIA PARA TODA A CADEIA PRODUTIVA. ACESSE:
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