NOTA SOBRE ATUAL SITUAÇÃO PREOCUPANTE DA PANDEMIA E POSSÍVEIS IMPACTOS NO SETOR PRODUTIVO

19/03/2021 - 21:11:00

Prezados colegas do setor da Borracha Natural;

A APABOR vem, neste grave momento, declarar sua preocupação com a atual situação causada pelo COVID que trouxe como consequência a pandemia, não apenas por seus tristes impactos na saúde e nas vidas de tantas pessoas, mas, também, pelo atual risco que vivemos em sofrermos com impactos imprevisíveis gerados pelas séries de restrições que se fazem necessárias, no momento, para conter o vírus.

Dentre estas, o mais recente recrudescimento nas medidas restritivas de Estados e Municípios, em destaque o decreto de um LOCKDOWN sem precedentes na cidade de São José do Rio Preto, nos colocou sérias preocupações sobre que pode acontecer com nossa cadeia, caso a situação continue a se agravar. Por isso, viemos através desta compartilhar da atual situação no intuito de colaborar com a informação no setor e preparação de medidas de contingenciamento quando, e na forma, que ela se mostrarem necessárias.

Na data da confecção desta nota, felizmente, todas as Usinas associadas da Apabor estão com suas atividades em curso. Todas com algum tipo de restrição, porém, nada ainda que comprometa seriamente a capacidade produtiva das plantas. 

Não obstante, temos de estar vigilantes, principalmente, por 02 motivos:

01 – Mesmo com suas operações autorizadas a funcionar, as usinas hoje correm o risco de perderem sua força de trabalho para o COVID. Com o aumento dos casos em nossa região, já tivemos notícia de uma Usina que teve praticamente todo um turno de funcionário afastados devido ao contágio. Não temos como operar as plantas se nossos funcionários estiverem internados nos hospitais.

02 – A Atividade de Beneficiamento de Borracha Natural depende de maneira intensiva de vários outros serviços e insumos terceirizados como transporte, manutenção, peças, insumos para as embalagens e etc. Caso estas indústrias complementares venham a sofrer interrupções, isso pode gerar mais restrições às Usinas e comprometer sua capacidade em adquirir matéria-prima e comercializar seu produto acabado.
 

Isso posto, seguimos diligentes e primando pela segurança de nossos colaboradores, ao mesmo tempo que estamos atentos para agir, se necessário, para garantir que possamos preservar o fluxo comercial e logístico normal de nossa cadeia produtiva.


Atenciosamente,


Fabio Magrini
PRESIDENTE
www.apabor.org.br
Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha 




Veja Também

Agora é a hora de contratar seu Seguro Florestal!

Agora é a hora de contratar seu Seguro Florestal!

Catástrofes climáticas podem ocasionar perdas em muitas propriedades. Desta forma, a contratação de um seguro agrícola torna-se um recurso altamente relevante. Nosso site preparou um tira-dúvidas com o corretor de seguros da Empresa...

Lateks Drops Episódio #08

Mais um #latexdrops saindo do forno, especialmente para você! Quer ver o que o nosso diretor executivo Diogo Esperante trouxe neste sábado? Então clica no vídeo e confira! Aproveite e siga a APABOR nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado da borracha natural....

Lateks Drops Episódio #07

Hoje é dia de #latexdrops. Então, se ajeita aí na poltrona e solta o vídeo para conferir todas as novidades que o nosso diretor executivo Diogo Esperante trouxe especialmente para você! Não se esqueça de curtir, comentar e seguir a APABOR nas redes sociais!

Mais uma empresa recebe o Selo Apabor

Mais uma empresa acaba de receber o Selo APABOR 2021 – Usina Borracha Legal: a Rubber Route. Outras duas empresas já foram acreditadas: a Usina Noroeste em 2020 e a Hevea-Tec, que foi a primeira deste ano. A acreditação, feita pela associação, avalia se os procedimentos realizados pelas...

Tire suas dúvidas ou deixe sua opinião! Entre em Contato